Grupo de empresário do RS decidem boicotar Luis Fux, depois da divulgação do evento e presença confirmada pelo ministro

0
505

Evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil de Bento Gonçalves provocou forte resistência por parte de empresários e população de Bento Gonçalves, município gaúcho.

Depois da divulgação do evento com a presença do presidente do STF, Luiz Fux, grupos insatisfeitos com sua presença no município, visto os últimos acontecimentos, decisões e posicionamentos do ministro e maioria de seus pares no Supremo Tribunal Federal, fizeram forte pressão para o cancelamento do evento, que, a princípio seria promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

Com a desistência da entidade, a OAB assumiu e transferiu o evento para o Vale dos Vinhedos, mas o grupo seguiu com a pressão, prometendo protestos por toda a região.

A OAB divulgou nota sobre a repercussão sobre a vinda do ministro, veja a nota na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Bento Gonçalves/RS, entidade APARTIDÁRIA e APOLÍTICA, vem se manifestar quanto a repercussão da vinda do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, à nossa cidade.
A Democracia é feita pelo diálogo, a oportunidade de ouvir e ser ouvido, bem como de termos o representante máximo do Judiciário Nacional em Bento Gonçalves é um momento ímpar para nossa sociedade. Independentemente de sentimentos e interesses políticos, concordâncias e discordâncias sobre posicionamentos do Supremo Tribunal Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil tem o compromisso e obrigação institucional, como entidade fiscalizadora e protetora dos ditames constitucionais, de oportunizar à comunidade a chance de ouvir e ser ouvida.
A possibilidade de acompanharmos o representante do mais alto escalão do Poder Judiciário Nacional é salutar, da mesma forma que seria um privilégio para nossa sociedade receber o Presidente da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, assim como qualquer outro representante de instituição e/ou entidade representativa para a sociedade brasileira.
Como já dizia Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
TODOS, SEM EXCEÇÃO, devem ser ouvidos! A pluralidade de opiniões é salutar para uma sociedade democrática, independente de cargo ou posição social, mas principalmente para que possamos também questionar e apresentar contrapontos, com fundamento e clareza.
Desta forma, respeitando as instituições desse País, bem como quem as representa, e principalmente, oportunizando à sociedade bentogonçalvense, de forma democrática, livre e plural, estamos sustentando a vinda do Presidente do Supremo Tribunal Federal para que fale à nossa comunidade e ouça nossos questionamentos.

Bento Gonçalves/RS, 25 de maio de 2022.

Rodrigo Terra de Souza
Presidente da Subseção

A repercusão do boicote já espalha-se nas redes sociais e Youtube. Veja: