5ª Mostra Sesc de Cinema inicia amanhã, com exibições gratuitas

0
1957

Sessões acontecem ao longo deste mês em diversas cidades gaúchas

Nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, iniciam as exibições dos filmes selecionados no Panorama Estadual da 5ª Mostra Sesc de Cinema. Até 1º de dezembro, as Unidades Sesc/RS de Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana exibirão os filmes gaúchos com entrada gratuita. A ação tem como objetivo difundir e incentivar a produção cinematográfica local. Confira as datas a seguir.

Ao todo, serão exibidas 19 obras de curta, média e longa-metragem, que foram escolhidas as vencedoras no Rio Grande do Sul por uma comissão nacional a partir de aspectos técnicos e narrativos, além de elementos sociais, diversidade de linguagens e representatividades de gênero, raça, cor e territórios. São elas: “Antes do Azul” (Romy Pocztaruk), “Aquele da Paixão” (Diego Taffarel e Zé Correa), “Bandoneando” (Diego Muller), “Casa de Rio” (Luiz Cassol), “Construção” (Leonardo da Rosa), “Esporas” (Gustavo da Silva e Helder Machado), “Maria” (Guilherme de Carli), “Maria Mulher” (Daniel Herrera e André Constantin), “Mby’a Lejana: O Som o Espírito Guarani” (Gerson Karay), “Milonga Lejana” (Felipe Yurgel e Chico Maximila), “O que Pode um Corpo?” (Victor de Marco e Marcio Picoli), “Selfie” (Alex Sernambi), “Sementes da Retomada” (Marcelo Curia), “Será que Fica Pronto a Tempo?” (Cira Dias), “Sinal de Alerta” (Lory F e Frederico Restori) e “Subsolo” (Erica Maradona e Otto Guerra).

O concurso de cinema, resultado de um edital nacional, distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da etapa, chancelando o compromisso do Sesc com a cena audiovisual. No Panorama Brasil, o Rio Grande do Sul está representado pelo filme “Quando Ousamos Existir”, dos diretores Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, que será exibido em mostra on-line. Mais informações estão disponíveis no site https://www.sesc-rs.com.br/v-mostradecinema/

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

SANTANA DO LIVRAMENTO  Local: Sala Multiuso Sesc (Rua Brigadeiro David Canabarro, 650) Horário: 19h

07/11 (segunda-feira): “Antes do Azul”, “Leticia, Monte Bonito, 04”, “Aquele da Paixão” e “Sinal de Alerta: Lory F”

09/11 (quarta-feira): “Mby’A Mhendu: O Som do Espírito Guarani” e “Sementes da Retomada”

17/11 (quinta-feira): “Subsolo”, “Esporas”, “O que pode um corpo?” e “Criatura” 22/11 (terça-feira): “Maria Mulher”, “Selfie” e “Maria”

24/11 (quinta-feira): “Construção”, “Milonga Lejana” e “Casa de Rio”