PR: concessão de rodovias no estado garantirá R$ 43 bilhões em investimentos privados

0
185
Movimento Estrada - Safra - Curitiba, 24/07/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O projeto será dividido em seis lotes e vai contar com garantia de duplicação de 1,7 mil quilômetros de pista

Ouça esta matéria

O Ministério da Infraestrutura, juntamente com o governo do Paraná, definiu o modelo de concessão para 3,3 mil quilômetros de rodovias no estado. A iniciativa, segundo a pasta, vai garantir cerca de R$ 43 bilhões em investimentos privados para o incremento logístico.

Entre os pontos mais relevantes desse modelo está uma diminuição tarifária, que pode alcançar mais de 50%, em média, em relação aos valores em vigor, conforme o resultado do leilão. O projeto será dividido em seis lotes e vai contar com garantia de duplicação de 1,7 mil quilômetros de pista.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, trata-se de “um modelo inteligente, sem outorga, que tem inovações regulatórias interessantes”. Ainda segundo o chefe da pasta, “todo o dinheiro vai estar a disposição e a serviço do usuário”.

Com a definição do modelo de concessão, o projeto será enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Após a aprovação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai publicar os editais e então serão realizados os leilões de cada um dos seis lotes. Os contratos terão duração de 30 anos.

Reportagem, Marquezan Araújo.

Direto da redação da Rádio TV Fronteira Online – Brasil 61