Prefeito e secretários recebem consultores que estudam viabilidade da instalação de um Parque Tecnológico Binacional

0
1272

Nesta terça-feira (26), o Governo Municipal recebeu consultores coreanos e espanhóis, que estão realizando um estudo de viabilidade nos municípios de Rivera e Livramento para o estabelecimento de um Parque Tecnológico Binacional na Fronteira.

Representado pelo prefeito Ico Charopen, e pelos secretários de Desenvolvimento, Calico Grisolia; de Educação, Maria Regina Prado Alves e de Planejamento, Miguel Pereira, além do vereador Danúbio Barcelos, o Governo Municipal apresentou as principais características da cidade, destacando as peculiaridades binacionais e as potencialidades econômicas, alertando para a importância da instalação de um Polo Tecnológico envolvendo as duas cidades.

Representantes das instituições de ensino técnico e superior do município, como IFSul, Unipampa e UTEC contribuíram com a apresentação de aspectos da educação binacional, bem como o diretor da Associação Gaúcha de Startups, Mauricio Correa.

Conforme a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, o estudo foi viabilizado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Universidade Tecnológica (UTEC). Esta última gerenciará o projeto com um orçamento total estimado de US $ 660.000, dos quais US $ 600.000 serão financiados pelo BID com recursos não reembolsáveis ​​da Aliança Coreana para o Conhecimento em Tecnologia e Inovação (KPK) e os US $ 60.000 pela UTEC.