Celso Amorim, assessor de Lula, encotra-se com Maduro em Caracas

0
1854

O assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, se encontrou na quarta-feira (22) com o ditador socialista da Venezuela, Nicolás Maduro. O encontro aconteceu em Caracas para falar do conflito dos venezuelanos com a Guiana.

De acordo com a CNN Brasil, o Governo Lula vê com apreensão a possibilidade de uma guerra “no quintal do Brasil” e a instabilidade que um conflito armado pode causar ao continente.

A disputa territorial entre Venezuela e Guiana existe há 200 anos. Porém, as tensões na região aumentaram depois de Maduro marcar para o dia 3 de dezembro um plebiscito em que os venezuelanos poderão decidir sobre a anexação da região conhecida como Essequiba.

A Guiana Essequiba, também conhecida como Território Essequibo ou Zona em Disputa na Venezuela, é um território localizado no Planalto das Guianas, entre os rios Cuyuni e Essequibo.

A área territorial de Essequiba é de 159.500 km² e atualmente faz parte da República Cooperativa da Guiana.

No entanto, a Venezuela reivindica a soberania sobre esse território, conforme estabelecido no Acordo de Genebra de 17 de fevereiro de 1966.

Com Gazeta Brasil