Ecossistema Regional de Inovação da Fronteira Oeste e Campanha na 30ª edição da Mercopar, em Caxias do Sul

0
464

A Mercopar, maior feira de inovação e negócios da América Latina,foi realizada nos pavilhões da Festa da Uva, nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2021.  A feira reuniu  o que há de mais inovador para a indústria.
A região de abrangência da Unipampa foi representada na feira por meio de uma missão empresarial organizada pelo Sebrae. Ao todo, foram 31 representantes da região Fronteira Oeste e Campanha que tiveram a oportunidade de participar das palestras, dialogar com expositores e também, comunicar as ações desenvolvidas na região. 

Ouça esta matéria

Para Fabio Hagime, Fundador e CEO da Tuo Digital Bank, se trata de  “Um evento que gera muito conhecimento e valor para a região além da conexão entre líderes políticos, empreendedores e universidades gerando grandes trocas de ideias! Vale muito a pena participar dessa ótima experiência que a missão do Sebrae!! Fico muito grato pela experiência e pelo convite!” destacou Hagime. 

Christiano Lisboa, Diretor do Grupo BCD e Vice-Presidente do Centro Empresarial de Rosário do Sul visitou pela primeira vez a feira, nesta edição especial de 30 anos, “Como minha primeira experiência na feira, fiquei positivamente surpreendido pela quantidade e qualidade dos expositores e da programação paralela.  Sem dúvida, experiências como essa servem para abrir os nossos olhos da mente às infinitas possibilidades que estão aí, cada vez mais perto e acessíveis para os nossos negócios e as nossas vidas, em um futuro já quase presente”, avaliou Lisboa.

A região ainda teve espaço de protagonismo na feira com as apresentações do Circuito Startup Pampa, realizada pelo servidor da Unipampa, Émerson Rizzatti e da Área B, a cargo do professor da UTEC, Leonel Paes. As apresentações aconteceram em sequência no palco do Like a Boss. Leonel iniciou explicando a metodologia utilizada para a construção da Área Binacional de Inovação, a formalização do ecossistema por meio do Pacto pela Inovação, em julho de 2021. O representante da Área B, ainda destacou as ações desenvolvidas atualmente, como o Desafio Fronteira Inteligente.

Émerson trouxe a trilha do Circuito Startup Pampa (www.startuppampa.com.br), salientou as atividades realizadas até agora, como o Conexão Pampa e a jornada do empreendedor. Rizzatti destacou a importância da governança na construção desta iniciativa, que na fase atual está capacitando os empreendedores inscritos a desenvolverem suas ideias com soluções inovadoras. O servidor da Unipampa, que também é coordenador do comitê técnico do Inova RS, na região, falou da importância do programa para aproximar estrategicamente atores e promover ações integradas regionalmente.

Cintia Lee, da Time Assessoria avaliou que, “a feira foi um importante momento de inspiração para todas as pessoas que desejam conhecer e/ou ampliar a visão nos temas ligados a Gestão e Inovação.” Neste sentido, Marcio Silva, do Sebrae ressalta que, “A missão técnica atingiu seu objetivo de gerar muito networking e demonstrar todas inovações tecnológicas da indústria 4.0. Todos participantes saíram muito satisfeitos do que viram e com certeza todo conhecimento adquirido pelo grupo, poderá contribuir para desenvolvermos nossa região através da Inovação”, finaliza.

Enviada por Carlos Evangelista – Por Fernanda Araujo