No aniversário de Santana, ´A culpa é tua´, no Drive in, dia 30.

0
685

Ouça esta matéria

Na programação das festividades de aniversário de Santana do Livramento, comemorando seus 198 anos, conjuntamente com o aniversário da Band FM, que, respectivamente comemora seus 38 anos, apresentarão, na programação do ´Cine Drive in´, alusiva as aniversariantes, dia 30 de julho, a projeção do filme ´A culpa é tua´.

Filme baseado na obra literária de Pedro D´Ávila, intitulado ´O inesperado´ e roteirizado e dirigido por JN Canabarro. O argumento é de Sérgio Rodrigues e Pedro D´Avila, e a edição e montagem é de Cleo Menna Deigues Filho.

O filme conta o deslocamento de uma pequena tropa de gado de uma estância à outra, quando na tropeada acontece um pernoite, e no galpão, a roda de chimarrão, o churrasco, um jogo de truco, a gaita chorona, não faltando a contação de causos (verídicos, para ter mais gosto, conforme descreve Canabarro). O destino da tropa era a Estância dos Balbuenos, onde aconteceu uma tragédia que mudou o destino dos antigos donos. Por conta de uma dívida não paga, quem pagou, foi quem menos devia. A sujeiro no xale, o riacho, o socorro tardio e a culpa, levam a história a mudar de rumo. O presente mistura-se ao passado, sem vislumbrar o futura. E o antes, com o agora, nos dita: Assim se vive no Pampa, ou se morre!

A CULPA É TUA – primeiro filme da ´Casa de Cinema DO LIVRAMENTO´ tem em seu elenco, atores e atrizes desta Pampa Fronteiriça – Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil:

Josiane de Barros, Niña MartaIvan Melo, Dom Ignácio, Sérgio Rodrigues, Xirú Queimado, Victor Rodrigues, Joca – o tropeiro, Marlene de Mello, Rosa – a governanta, Arlene Albeche, Doña Carolina, Marcia Chaves, Jurema Juarez, Massaque, Peão – o gaiteiro, Edilson Ignácio, Peão Adir Altamiranda, Peão Endriw Armero Arbelo, Pedro – o mandalete, Maria Gomes – Cozinheira, Silvério Martins da Silva – Tropeiro, Rosane Soares de Oliveira – Narradora De Rivera – Uruguai, Manuel Oribe (Negro Manolo) Fernández, Don Olavo – o caseiro, Marcelo Carâmbula e Simão – peão.