Prefeito de Curitiba, Rafael Greca pretende multar quem der comida a moradores de rua

0
648
Prefeito Rafael Greca, almoça no Restaurante Popular da Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa. Curitiba, 18/05/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Conforme noticia o G1, o prefeito Rafael Greca, a pretexto de organizar distribuição, encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que prevê multa para quem distribuir comida aos moradores de rua sem autorização da prefeitura.

Pela proposta, quem “distribuir alimentos em desacordo com os horários, datas e locais autorizados pelo Município de Curitiba”, poderá ser multado de R$ 150 a R$ 550, após advertência.

Ao saber do projeto de lei, organizações não governamentais e grupos de voluntários que distribuem os alimentos aos moradores de rua fizeram uma carta aberta. As ONGs disseram que foram pegas de surpresa.

“Em meio a tantos problemas, tantas demandas não cumpridas, tantas possibilidades efetivas de resolver de forma eficaz o problema, a atitude é esta: proibir e penalizar quem faz”, disse a carta aberta assinada pelas ONGs.

Carlos Umberto dos Santos, coordenador do Movimento Nacional da População de rua, disse que a prefeitura vai contra o objetivo dos voluntários.

“A gente está ajudando essas pessoas em desigualdade social. Eles precisam dessa alimentação, é o que sustenta o dia dessas pessoas. Viver na rua ninguém quer”, defendeu.

Será que algo está afetando a cabeça das pessoas?

Realmente estamos passando por um período bastante estranho, e porque não dizer, assustador.

Pessoas que são colocadas em cargos públicos para agir em nome da população, em especial dos mais necessitados, enfim, em nome e a favor de seus representados, usam (e alguns abusam) de seus ´poderes´ para suprimir, restringir, proibir e mais.

* Atualização em 02/04/2021 as 20:00

Com a divulgação da notícia, por vários canais, fomos informados que foi criado um abaixo assinado em protesto à iniciativa no site Change.org, já passando de 8.999 inscritos (o objetivo inicial é de 10.000 – naturalmente atingirá seu objetivo rapidamente).

Para acessar o abaixo assinado clique AQUI