Araucária e São José dos Pinhais são os municípios mais atrativos para investimentos no setor industrial paranaense

0
165

Publicado anualmente, estudo das melhores cidades para se fazer negócios está de cara nova e traz abordagem segmentada

O município de Araucária foi eleito o melhor do estado do Paraná para se investir no setor industrial. A cidade, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, ficou em 59º no ranking nacional, de acordo com a pesquisa “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, publicada em dezembro pela Urban Systems. 
 
Logo em seguida, vem outra cidade paranaense. Trata-se do município de São José dos Pinhais, que ficou na 60ª colocação. O estudo analisou dados e indicadores de 325 municípios brasileiros — todos com população superior a 100 mil habitantes. 
 
Em entrevista ao portal Brasil61.com, o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Marcelo Alves, afirmou que o resultado na pesquisa vai servir como um portfólio na atração de novos investimentos para essas cidades paranaenses. 
 
Marcelo Alves, economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP),
 

“O estudo serve como uma referência, pois com base na sua metodologia e abrangência, é possível identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar, criando, assim, condições para que sejam traçadas ações que possam fazer com que as cidades paranaenses, em especial Araucárias e São José dos Pinhais, sejam ainda mais atraentes para se fazer negócios nos próximos anos.”
 

Alves ressalta que a Fiep trabalha para o desenvolvimento e o fortalecimento da indústria paranaense, coordenando, protegendo, representando legalmente e defendendo os interesses dos diversos segmentos sociais nos setores público e privado.
 
Diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo, Willian Rigon, afirma que apesar de cada município ter as suas particularidades, há pontos em comum às melhores cidades para fazer negócios, com destaque para três aspectos.  
 
Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo 

“É importante ter um ambiente favorável, ter mão de obra qualificada e uma gestão pública eficiente. Se a gente pudesse apontar três pontos específicos, são essas as características comuns às cidades melhores posicionadas.”
 

O estudo das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios é publicado pela Urban Systems anualmente, desde 2014. Com o impacto do novo coronavírus e a intenção de manter o estudo atual e renovado, a publicação de 2020 está de cara nova e aposta em um olhar mais segmentado das melhores cidades para negócios, levando em conta os resultados para seis setores da economia: indústria, comércio, serviços, educação, mercado imobiliário e agropecuária. 
 
Reportagem, Felipe Moura.

Com redação da Rádio TV Fronteira Online/Brasil61