Como é morar no gastronômico bairro de Santa Felicidade?

0
600

Com clima familiar e tradições históricas, o bairro é uma ótima opção para quem busca tranquilidade.

O Bairro Santa Felicidade é um dos mais tradicionais da cidade de Curitiba. O seu primeiro registro é de 1878, mas ele começou a se formar bem antes, com a chegada de imigrantes descendentes dos primeiros colonizadores italianos do século XIV. Esses colonos sobreviviam da produção de queijos, vinhos e hortifrutigranjeiros, tradições que se conservaram mesmo com o passar do tempo e formam boa parte do comércio atual da região que se transformou em um polo gastronômico, cultural e turístico da cidade.

Mas nem só de turismo essa região vive. O bairro charmoso, com ruas de paralelepípedo e clima de cidade do interior é também uma excelente opção de moradia, com diversas casas à venda em Santa Felicidade. Quer saber mais? Separamos seis pontos para que você possa conhecer mais sobre essa região de Curitiba.

Mobilidade

Um dos pontos positivos e que atrai novos moradores para o Santa Felicidade é a sua acessibilidade para outras regiões de Curitiba, já que está a apenas 7 km do centro. A Avenida Manoel Ribas é a principal via para se chegar nos principais pontos da cidade e junto a Avenida Vereador Toaldo Túlio e a Via Vêneto formam as principais vias do bairro onde é possível encontrar restaurantes tradicionais, o terminal de ônibus principal e a Rua da Cidadania do bairro.


A Avenida Toaldo Túlio também é uma rota alternativa dentro da cidade para quem deseja ter acesso mais rápido até a rodovia de contorno. O Santa Felicidade também faz divisa com outros grandes bairros como Cascatinha, Vista Alegre, Bigorrilho, Santo Inácio e Butiatuvinha.

Além disso, é um bairro muito bem servido de transporte público através de ônibus, o que permite fácil acesso até outras regiões da cidade. O Terminal de Santa Felicidade, gerenciado pela URBS Urbanização de Curitiba S.A, oferece transporte coletivo para diversos outros bairros. E quem utiliza o terminal , além das linhas de transporte coletivo, pode usufruir também de todos os serviços e comércios situados na Rua da Cidadania de Santa Felicidade através da Cabine de Integração que existe no local, sem a necessidade de pagar uma nova tarifa.

Segurança

Por ser uma região antiga e histórica, o Santa Felicidade é um bairro bem familiar e com muitos moradores que viveram a vida inteira ali. O ambiente é de ruas limpas e seguras tanto para os moradores quanto para os visitantes. Até por isso pode ser uma ótima opção para quem quer trocar a vida em apartamento por uma casa, mas tem um pouco de receio de deixar para trás a vigilância que um condomínio costuma oferecer.

Mas, se a tranquilidade do local não for o suficiente para você, ainda há a disponibilidade de condomínios residenciais fechados onde se encontram muitos imóveis para alugar ou comprar.

Infraestrutura

O Santa Felicidade também é um dos maiores bairros de Curitiba em extensão e estrutura. Com mais de 25 mil habitantes, é um local onde você consegue encontrar de tudo sem precisar ir muito longe de casa.

Além dos comércios da Avenida Manoel Ribas, a principal da região, você encontra com facilidade supermercados, escolas, farmácias, hospitais, academias, restaurantes, confeitarias, panificadoras, delegacia e tudo o que precisa no seu dia a dia. Além disso, quem procura uma vida saudável pode comprar frutas e verduras diretamente do produtor em algumas chácaras do bairro.

Parques

A arborização da região também contribui com os ares de tranquilidade e aconchego. Além de ruas cheias de verde, ao morar no Santa Felicidade você terá fácil acesso ao Bosque do Italiano. Também conhecido como Bosque São Cristóvão, ele tem 23 mil metros quadrados de área, com capela, quiosques e o Memorial de Imigração Italiana, uma homenagem aos fundadores do bairro Santa Felicidade.

O local conta ainda com espaços para realização de festas típicas, barracas, polenteria e palco para apresentações onde todos os anos é realizada a Festa da Uva e a Festa do Vinho.


Próximo dali também está um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba, o Parque Tingui e o Memorial Ucraniano. O parque do Iguaçu também é outra opção da região e até mesmo o maior parque de Curitiba, o Parque Barigui, fica a apenas alguns minutos de carro. Assim, escolher uma casa em condomínio em Santa Felicidade pode ser uma boa opção.

Gastronomia
E claro, não dá para não falar do aspecto que mais dá fama ao bairro: a gastronomia. Seja para um almoço rápido ou para refeições especiais e comemorativas, não faltam opções de restaurantes especializados na culinária italiana para você escolher. O bairro possui mais de 30 restaurantes, e entre eles, o famoso Madalosso, o maior restaurante da América Latina, com 4.500 lugares que conta ainda com um cinema drive-in.

É claro que por causa de como se deu o início do povoamento do bairro a especialidade da região é a culinária italiana, então é muito fácil encontrar massas, risotos, e o tradicional prato da região: a polenta frita com galinha. Rodízio de massas e deliciosas sobremesas também são muito comuns. A tradição dos vinhos também é presente na região. É possível fazer degustação nas vinícolas e também ter acesso a queijos e salames artesanais além dos tradicionais chocolates de gramado.

Espaços de Lazer infantil

Quem tem filhos pode contar também com a estrutura da Casa da Leitura Maria Nicolas, que fica na Rua da Cidadania. Este é um espaço de leitura mantido pela prefeitura que disponibiliza serviços culturais e literários, como empréstimos de livros, rodas de leitura, oficinas de criação literária, oficinas de contação de histórias, laboratório de leitura e contação de histórias. O bairro também tem escolas de patinação e dança, escolinhas de futebol e natação, além de escolas públicas e privadas para o ensino infantil.

E aí, o que achou? Aposto que ficou morrendo de vontade de morar no Santa Felicidade. Se você procura por um local para morar cheio de arquiteturas históricas, boa comida e opções de lazer, esse é o bairro que pode te atender muito bem! A região está sempre crescendo, e cada vez mais vem sendo procurada como opção para morar.