Cuidados com a Covid-19 devem continuar após a vacinação

0
269

Especialistas recomendam uso de máscaras e isolamento social até que se atinja imunidade coletiva

Com a aprovação das vacinas contra a Covid-19 pela Anvisa, brasileiros têm esperanças renovadas de tudo voltar a ser como antes da pandemia; com abraços apertados, reencontros entre amigos e familiares, além poder sair de casa sem máscara. 

No entanto, a estudante brasiliense, Isabella Costa de Sousa, está cautelosa quanto a tudo voltar ao normal rapidamente.

Isabella Costa de Sousa, estudante:

“Acho que mesmo após tomarmos a vacina, ainda vai demorar um tempo para as coisas voltarem completamente ao normal. Pelo menos inicialmente, ainda vamos ter que usar máscara. Mas tenho esperança de que, pelo menos assim, abaixem os números de mortes, especialmente entre os idosos.”

Segundo o pneumologista e diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Hermano Castro, Isabella está certa. Ele ressalta a importância da aprovação das vacinas no Brasil e afirma que o dia a dia dos brasileiros só deve voltar ao normal, quando boa parte da população for imunizada, o que não vai acontecer em curto prazo.

Hermano Castro, pneumologista e diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz:

“Não é para relaxar, não é parar liberar atividades com aglomerações, que aumentem o risco de contágio pelo coronavírus. Provavelmente, uma vida normal até o final do ano, mesmo com a vacina, nós não teremos. Depende muito da velocidade com que o Brasil conseguirá vacinar toda a sua população.”

De acordo com o pneumologista Hermano Castro, a resposta imunológica do organismo humano vai depender do tipo de vacina. No caso de imunizantes que possuem duas doses, a primeira já confere uma certa imunidade e a segunda potencializa a resposta imunológica.

Segundo ele, o monitoramento dos vacinados vai contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, para que a comunidade científica possa compreender o funcionamento do coronavírus e melhorar a vacinação.

Reportagem, Paloma Custódio