Com preços acessíveis, feiras têm de presentes a peças de decoração da ceia

0
325

Feira Especial de Natal da Praça Osório, no Centro, que começou nesta segunda-feira. Curitiba 23/11/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS1/20

Há 25 anos, os arranjos de mesa, guirlandas e mini árvores de Natal criados pela artesã Maria Dall Onder Silva têm uma freguesia fiel na Feira Especial de Natal da Praça Osório, no Centro, que começou nesta segunda-feira (23/11). “São peças muito delicadas, todas feitas a mão, e decoradas com ramos que simulam folhas de pinheiros, além de laços, velas, flores e bolinhas em tons de dourado e vermelho”, explica ela, que tem ateliê no Portão.

Quem percorre as 60 bancas da Feira de Natal da Osório terá, até o dia 23 de dezembro, muitas opções de produtos natalinos artesanais a preços acessíveis, além de comidas prontas para consumo. Também há barracas com sugestões de presentes e peças de decoração na Praça Santos Andrade, que este ano reúne nove expositores.  

Devido à pandemia, as Feiras Especiais de Natal estão seguindo todos os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios de covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e oferta de álcool em gel em todas as barracas.

Na banca da artesã Lucilene Chaves de Abreu, na Osório, chama atenção as bonecas de malha e espuma antialérgicas. Cabeças, que lembram almofadinhas com franjas e cabelinhos; e vestidinhos de estampa floral repletos de adereços, como rendas e miçangas, deixam o brinquedo nostálgico. “Você pensa que é só criança que gosta? Não mesmo! Os adultos adoram e acabam levando de presente ou para eles mesmos”, conta Lucilene, que confecciona das peças no Bairro Alto. Cada boneca ainda pode receber um babeiro personalizado com o nome do presenteado.

Os presépios criados por Marlene Nunes também são muito procurados por quem gosta de decorar a casa para o Natal.  Repletas de detalhes, as peças retratam o nascimento do Menino Jesus e trazem árvores, manjedoura, estrela, Maria e José. “Também ofereço presépio e guirlanda em uma só peça, criando uma temática mais do que especial para a decoração da casa”, completa a artesã que expõe na Osório e tem ateliê no Tarumã.

Pets

Para muitas famílias, os pets também merecem ser mimados no Natal e o que não faltam são presentes para o animal de estimação na feira de Natal da Osório. Divertidas roupinhas de Papai Noel, duende e rena fazem o maior sucesso entre os donos de pets e são criações da artesã Amell de Oliveira, que confecciona as peças em São José dos Pinhais.

Além de sugestões de presentes e itens de decoração, as Feiras Especiais da Osório e Santos Andrade ainda reúnem expositores de artesanato gastronômico com temática natalina, como panetones, chocotones e bombons. “Oferecemos também bolachas confeitadas e amanteigadas que são muito procuradas como lembranças de fim de ano”, observa Paulo Somma, que vende biscoitos com desenhos de Papai Noel, renas e pinheirinhos criados pela esposa Silmara.

Também não faltam, é claro, opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Em volta do chafariz da Praça Osório há barraquinhas comercializando acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.

Serviço

Feiras Especiais de Natal das Praças Osório e Santos Andrade

Data: até 23 de dezembro

Horários: Na Osório, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 14h30 às 20h30. Na Santos Andrade, de segunda a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos das 12h às 18h30.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 com o patrocínio das empresas Supermercados Condor, Electrolux e Consórcio Servopa. A programação começa no dia 22 de novembro vai até 23 de dezembro. A decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

Com Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba