Rio tem primeiro sábado de permanência liberada nas praias

0
376

Maioria dos banhistas não usava máscara

A cidade do Rio de Janeiro teve hoje (7) o primeiro sábado com permanência liberada na areia das praias da cidade. A Agência Brasil percorreu as orlas de Copacabana e Ipanema no início da tarde, das 13h30 às 15h, e verificou que algumas pessoas foram às praias, mas as areias não ficaram lotadas, provavelmente por causa do tempo nublado.

A reportagem também percebeu que a maioria dos banhistas não usava máscara. A decisão de permitir a permanência na praia, o aluguel de cadeiras e guarda-sóis e a venda de bebidas alcoólicas pelos ambulantes foi tomada na última terça-feira (3) pela prefeitura.

Rio de Janeiro tem primeiro fim de semana de praias liberas pela flexibilização da Prefeitura

Rio de Janeiro tem primeiro fim de semana de praias liberas pela flexibilização da Prefeitura – Tomaz Silva/Agência Brasil

A permanência de banhistas na areia das praias da cidade estava proibida desde 13 de março, quando o governo fluminense publicou um decreto impondo isolamento social, devido à pandemia de covid-19.

Aos poucos o acesso foi sendo liberado. Primeiro, a prefeitura liberou a prática de esportes individuais na água e as caminhadas no calçadão, no dia 2 de junho. No dia 17 de julho, foram liberadas as práticas esportivas na areia da praia. Em seguida, no dia 1o de agosto, o banho de mar foi permitido, mas sem poder permanecer na areia.

As autoridades municipais do Rio de Janeiro consideraram que houve queda nos casos da doença, no número de mortes e na demanda por leitos.

Edição: Nélio de Andrade

Por Vitor Abdala – Com Agência Brasil – Rio de Janeiro