Setor de Agropecuária registra saldo positivo na geração de empregos em junho

0
384
Programa do Governo do Estado envolve capacitação de agricultores, regularização fundiária, compra de patrulhas rurais e agroindustrialização. Objetivo é reduzir desigualdades. Atualmente são beneficiados 132 municípios são beneficiados. Curitiba, 02/01/18. Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O setor de agropecuária apresentou saldo positivo de 36,8 mil vagas de trabalho criadas em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. No acumulado entre  janeiro e junho deste ano, o segmento admitiu 437.999 trabalhadores e contabilizou 375.366 desligamentos, gerando saldo positivo de 62.633 postos de trabalho.

Segundo o Ministério da Agricultura, as lavouras temporárias e a pecuária representam 78% das vagas criadas no setor. Outro fator apontado pelo governo federal como determinante no saldo positivo foi a chegada da época da colheita em grande parte das culturas agrícolas da safra de verão, como o do café, soja, cana, algodão, entre outros produtos.

Entretanto, segundo o Caged, o mês passado registrou saldo negativo de 11 mil postos de trabalho, quando analisados todos os segmentos econômicos. Desde março, início da pandemia da Covid-19 no país, o total de empregos com carteira assinada perdidos ultrapassa 1,5 milhão.

Com Brasil 61