Centenas de pessoas feridas em grande explosão no porto de Beirute (vários vídeos e complemento as 14:52)

0
351

Centenas de pessoas ficaram feridas em grande explosão registrada hoje no porto de Beirute, no Líbano.

Conforme informações, ainda não oficiais, da imprensa libanesa diz que há um depósito de fogos de artifício na região onde a explosão aconteceu, todavia pelas imagens colhidas por várias fontes, inclusive imagens – curiosamente – feitas segundos antes da explosão acontecer, o efeito foi de grandes proporções.

Informações disponíveis junto ao vídeo do The Sun, no Youtube, informa:

Uma explosão maciça atingiu a capital libanesa Beirute na terça-feira, ferindo várias pessoas e causando danos generalizados.

A explosão da tarde sacudiu várias partes da capital e uma fumaça espessa subiu do centro da cidade.

Moradores relataram janelas sendo estouradas e um teto falso caindo.

A explosão parecia estar centrada no porto de Beirute e causou destruição em larga escala e janelas quebradas a quilômetros de distância.

Um fotógrafo da AP perto do porto de Beirute testemunhou pessoas feridas no chão e uma destruição generalizada no centro de Beirute.

Algumas emissoras de TV locais informaram que a explosão ocorreu no porto de Beirute, dentro de uma área onde estavam armazenados os fogos de artifício.

Agora a Agência Brasil com dados da Reuters, Agência de Notícias estatal Libanesa NNA e duas fontes da área de segurança e ainda a emissora local LBC, confirma e complementa 

Uma grande explosão atingiu a região portuária de Beirute nesta terça-feira (4), deixando muitas pessoas feridas ao provocar o desabamento de sacadas e quebrar janelas com seu forte impacto, disseram testemunhas da Reuters.

A agência de notícias estatal libanesa NNA e duas fontes da área de segurança disseram que a explosão ocorreu na área portuária, onde existem armazéns que abrigam explosivos. Não ficou claro de imediato o que causou a explosão ou que tipo de explosivos estavam nos armazéns.

“Vi uma bola de fogo e fumaça subindo sobre Beirute. Pessoas estavam gritando e correndo, sangrando. Sacadas foram arrancadas de edifícios. O vidro dos prédios se partiu e caiu nas ruas”, disse uma testemunha da Reuters.

Segundo a emissora local LBC, o ministro da Saúde disse que havia um “número muito alto” de feridos e uma grande quantidade de danos. A emissora de televisão Al Mayadeen disse que centenas de pessoas ficaram feridas.

Outra testemunha da Reuters disse que viu uma fumaça cinza pesada perto da área do porto e depois ouviu uma explosão e viu chamas de fogo e fumaça preta: “Todas as janelas do centro da cidade estão quebradas e há feridos andando por aí. É um caos total.”

Conforme informa a Marinha do Brasil, em seu Twitter, Todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da Marinha do Brasil estão bem e não há feridos, após explosão ocorrida hoje, em Beirute. A Fragata “Independência” encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local da explosão.

Abaixo vários vídeos colhidos na Internet: