Faleceu, nesta noite de sábado (1), Dr. Renato de Mello Levy.

0
1149

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do nosso querido amigo, colega de muitos anos, também colunista do nosso ‘Fronteira da Paz’ e ‘CuritibaLegal’, mas acima de tudo, parceiro de muitos bate-papos via Whatsapp, desde que radiquei-me em Curitiba.

Renato Levy, falou-me, há poucos dias de que havia contraído uma gripe e já havia feito contato com seu médico e estava tratando-se. Ontem, soube que estava internado no Sanatório de Rivera. Infelizmente não consegui mais contato com meu querido amigo, sabendo hoje do seu falecimento, pelo nosso amigo, mútuo, Antonio Carlos Valente.

Renato Levy, há muitos anos, tem um espaço no Portal Oficial da Fronteira da Paz, onde escrevia sua coluna, com muita audiência. Era advogado, foi professor de Direito da Urcamp, participou ativamente na área comercial de Santana do Livramento, no tradicional Varejo Martins, participou da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Profundo conhecedor da história da Fronteira da Paz, atuante e preocupado com o progresso de Livramento e Fronteira da Paz. Em várias oportunidades tivemos o prazer de conversar e discutir inúmeros detalhes ligados a história e destinos da nossa Fronteira da Paz, e o Levy sempre ‘dava uma aula’ sobre qualquer assunto, sempre citando, datas, informações precisas e muitas vezes até citações de personagens envolvidos no assunto em pauta.

Com certeza, há partir de hoje, nosso cotidiano passa a ter uma lacuna, diga-se de passagem, insubstituível, e sentiremos muito com essa falta.

Transcrevo, abaixo, com a permissão do nosso querido amigo e colega Antônio Carlos Valente

Acaba de falecer no Sanatório Casmer de Rivera, nesta noite de sábado 1 de agosto, aos 79 anos de idade, O advogado e ex-Professor de Direito da Urcamp, campus local, DR. RENATO DE MELLO LEVY.

Além de excelente advogado da área cívil/trabalhista e professor universitário, também durante muitos anos teve atuação de realce no comércio local, como empresário responsável pela tradicional loja Varejo Martins.

Homem dinâmico e sempre preocupado com o progresso de sua terra natal, integrou a diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACIL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), de Santana do Livramento.

Além de ter sido candidato a Vereador, ocupou na Prefeitura, o importante cargo de Secretário Municipal de Administração, no segundo mandato do prefeito Guilherme Bassedas Costa.

Recentemente deixou o cargo que ocupava de presidente do MDB santanense, por problemas de saúde. Logo depois de formado, no início da década de sessenta, foi contratado pela Diretoria do Guanabara Atlético Clube, como advogado titular dessa lendária agremiação esportiva, cargo que ocupou por largos anos.

Além do Direito, outra de suas paixões era a Arte de Escrever – e tinha um texto impecável! Nessa condição, manteve durante mais de vinte anos, nas páginas do jornal A Platéia, a coluna Atos & Fatos. Sem dúvidas, estava entre os melhores Cronistas da cidade.

No início desta semana sentiu-se mal em sua residência, devido a complicações cardíacas e grave crise respiratória.

Imediatamente foi hospitalizado no Sanatório Casmer de Rivera. Inobstante o excelente atendimento e assistência recebidos, não resistiu e veio a falecer no início desta noite.

Nos testes e exames feitos, veio a comprovação: O dr. RENATO estava infectado pelo Novo Coronavírus.

Infelizmente, foi mais uma vítima da Covid-19 em nossa fronteira.

Deixa a pranteá-lo quatro filhos e netos maravilhosos, que eram a maior razão de sua felicidade. Foi casado com a senhora Alice Gadret, de tradicional família de Porto Alegre.

Enviamos aos mesmos, incluindo o seu irmão Ernesto e demais familiares, os nossos mais sentidos pêsames.

Eu, Antonio Carlos Valente, sinto e lamento profundamente sua morte.

Sempre foi meu grande amigo.

Descanse em paz no Reino do Céu, querido e inesquecível amigo dr. RENATO DE MELLO LEVY. (1/08/2020 sábado 22h40min.)

Obs.: O FUNERAL será realizado de forma muito rápida às 9h da manhã deste domingo 02 de agosto, no Cemitério Público Municipal de Rivera.

O sepultamento em Rivera, atende às diretrizes e normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde do vizinho país, onde o nosso amigo RENATO veio a falecer.

Isso se dá em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus.

O cortejo fúnebre poderá contar com a presença somente dos familiares mais próximos – e todos dentro de seus automóveis, inclusive não sendo permitidos os atos de despedida.