Ônibus voltam a operar com metade da lotação a partir desta sexta

0
390

Curitiba tem a menor incidência de covid-19 entre as maiores capitais.

Na imagem ônibus do transporte coletivo na Avenida Sete de Setembro com mensagens alusivas ao uso de máscaras pela população – Curitiba.

Os ônibus da capital voltam a circular com 50% da capacidade de lotação a partir desta sexta-feira (3/7). A medida está prevista no decreto 875/2020, publicado nesta quinta-feira (2/7) pela Prefeitura de Curitiba.

O texto também reforça que o município vai seguir o decreto 4.942 de 30 de junho, do Governo do Estado, que fez alterações pelo decreto 4.951 de 1° de julho. O decreto municipal 875/2020 revoga o 870/2020.

Feiras e conveniência

O Governo do Estado, no decreto 4.951, faz também outras alterações, com a inclusão de feiras livres em serviços essenciais e a permissão de funcionamento de lojas de conveniência em postos de combustíveis, desde que sem a comercialização de bebidas alcóolicas.

Como Curitiba já considerava essenciais os serviços e atividades listados no decreto municipal 470/2020, as feiras livres e as lojas de conveniência já estavam liberadas para funcionamento. A partir de agora, seguindo o decreto estadual, não está mais permitida a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência.

Infração

O decreto municipal 875 também estabelece que na capital o descumprimento das medidas restritivas poderá ser punido como infração sanitária.

Os infratores estarão sujeitos desde a advertência escrita até multa, conforme a Lei Municipal 9.000, que pode variar de R$ 118,54 a R$ 8.336,08.

Transporte coletivo

A maior alteração, no entanto, é no sistema de transporte. Deixa de valer a determinação de que os ônibus deveriam circular somente com passageiros sentados. A medida chegou a vigorar por um dia na capital.

No novo decreto, o Governo do Estado estabelece mudanças nessa regra, com a determinação de lotação máxima de 65% dos veículos das 5h às 8h e das 15h30 às 19h30 e de até 55% da capacidade de lotação nos demais períodos do dia.

Com a alteração das regras pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Curitiba optou por manter inalterada a regra anterior que estava em vigor na capital. Mais rígida que a do governo estadual, ela prevê que os ônibus do transporte coletivo só possam circular com 50% da capacidade de lotação.

Essa determinação estava em vigor desde 15/6 no transporte coletivo de Curitiba. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que nesta sexta-feira (3/7), os veículos já devem rodar obedecendo a regra dos 50% de lotação.

Os motoristas não devem parar para embarque em estações-tubo ou pontos se o veículo já estiver com metade da capacidade ocupada. Nos terminais, as maiores linhas podem iniciar viagem com no máximo 30% de ocupação.

A Urbs também informa que será mantida a prioridade no embarque de pessoas que trabalham em hospitais e clínicas e o funcionamento da Linha Expresso Exclusivo Saúde, que entrou em circulação na última segunda-feira (29/6).

Exclusiva para passageiros do setor de saúde, a linha tem dois horários de embarque no terminal do Pinheirinho – às 6h e 7h – e dois na Praça Rui Barbosa, às 18h20 e 19h20.

Foto: Daniel Castellano / SMCS