Governo autoriza circulação de trens turísticos uma semana após proibir

0
466

Uma semana depois de proibir a circulação de trens turísticos por conta da pandemia do novo coronavírus, o governo federal decidiu autorizar a retomada das atividades no Brasil. A liberação foi feita em uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a partir de uma demanda da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

Para que fosse feita a liberação, as empresas do setor se comprometeram a seguir protocolos de segurança definidos pelo Ministério do Turismo (MTur). Entre as medidas, as transportadoras precisam organizar os horários dos clientes para evitar aglomerações e manter janelas e portas abertas sempre que possível para melhorar a ventilação dos ambientes.

Plano de retomada

As empresas que seguirem todas as recomendações vão ser certificadas com o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. O selo faz parte do Plano Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo. As empresas precisam se cadastrar pelo site do ministério para ter acesso ao selo. O endereço é turismo.gov.br/seloresponsavel.