Quarentena pra quem?

0
549

O cotidiano de imigrantes e moradores de favela durante a pandemia

Caminhos da Reportagem

Se a distância social era imposta pela renda, saneamento básico, acesso à saúde e à educação, com a pandemia as vielas das comunidades ficaram mais estreitas.De acordo com Instituto Locomotiva/Datafavela, 13,6 milhões de brasileiros moram em favelas. Brasileiros que dividem tetos inacabados onde quem tem uma laje para tomar sol se considera um privilegiado. As famílias acostumadas a habitar e a transitar em espaços contíguos, agora se veem obrigadas a conviver 24 horas, e já com o peso do desemprego.

Emmanuel Kofi Akpaki, professor de francês e refugiado do Togo: "O isolamento social é uma solidão que não sei descrever".
Emmanuel Kofi Akpaki, professor de francês e refugiado do Togo: “O isolamento social é uma solidão que não sei descrever”. – Bianca Vasconcellos/TV Brasil

Não muito distante dos moradores de comunidades, estão os imigrantes e refugiados que saíram de seus países de origem para uma sobrevivência possível. Estavam se adaptando bem à nova vida até chegar a pandemia, as contas do aluguel, água, luz e, também, o desemprego.

O Caminhos da Reportagem mostra que, apesar do medo, há resiliência no dia a dia de Kofi, professor que veio do Togo, na África, de Felicita Urbieta e Analia Ayala, do Paraguai, dos venezuelanos Manuel Carvaval, Somny Garcia e Marifer Vargas, e de Talal Al-tinawi, da Síria.

Para a família do treinador de rubgy e fotógrafo David Pereira Martins Prates, da comunidade de Paraisópolis e de Dante Nogueira, da Vila Curuçá, na zona leste de São Paulo, o coronavírus já é um monstro que tem nome e rosto.

Ficha técnica
Reportagem: Bianca Vasconcellos
Produção: Bianca Vasconcellos, Deise Machado, Éverton Siqueira Gomes (estagiário) e Pollyane Marques
Imagens: Bianca Vasconcellos
Videografismo: Lucas Souza Pinto
Edição de imagens e finalização: Maikon Matuyama
Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos
Agradecimentos: Dante Nogueira, David Pereira Martins Prates, Emílio Kueviakoe, Joseph Abitchessa, Manuel Carvajal e Patrícia Rivarola

Com TV Brasil – EBC