Precisamos deixar o SUS fortalecido também para atender as outras doenças, disse o ministro Nelson Teich

0
370
Nas últimas 24 horas o Brasil registrou mais 6.276 novos casos confirmados de coronavírus

Nas últimas 24 horas o Brasil registrou mais 6.276 novos casos confirmados de coronavírus. Agora o país tem 78.162 casos notificados da doença, um incremento de 9% em relação aos últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O Brasil já notifica 5.466 mortes em decorrência da Covid-19. Todos os estados já registram casos de Covid-19. São Paulo concentra o maior número de casos da doença com 26.158 casos e 2.247 mortes.
De acordo com o ministro da Saúde, Nelson Teich, o Governo Federal tem buscado entender o comportamento da Covid-19 em cada região. Para o ministro, é desta forma que vamos combater a proliferação da doença no país.

“Primeiro a gente vai buscar informação detalhada em cada estado e região. Porque em um país continental como esse o comportamento da doença é diferente. Ela é bem diferente em diferentes regiões. Hoje já tem áreas críticas que temos que abordar, priorizar e ao mesmo tempo enxergar o que está acontecendo nos outros lugares”.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, destacou ainda que não podemos deixar de pensar no Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo. Ele ressaltou que o foco é a Covid-19, mas temos que pensar nas outras doenças também.

“Vamos entrar em um período onde aumenta outros quadros de infecções respiratórias, como a influenza. E isso pode agravar problemas respiratórios e ser uma sobrecarga ainda maior para sistema. Outra coisa que é importante colocar sobre o sistema. É que nesse momento a gente tem o foco o total na Covid-19. Mas além disso, existe uma preocupação muito grande com o restante do sistema. Porque isso vai passar em algum momento. E é fundamental que na hora que o problema da Covid-19 passar a gente não tenha uma demanda reprimida e um sistema menos preparado para receber”.

Os números de casos e óbitos em decorrência do coronavírus são repassados pelas Secretarias Estaduais ao Ministério da Saúde.
Para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br.