Variação do dólar

0
440

Há duas formas da entrada de moeda estrangeira no país (dólar), ou ele é especulativo tendo apenas a finalidade de receber juros pela aplicação, ou ele é de risco destinado em participação em capitais de empresas brasileiras. O maior volume de dólares que entra, é o especulativo, porque tem a exclusiva finalidade de ganhar a remuneração paga pelos juros da aplicação em títulos públicos e outros papeis ofertados na Bolsa.

No dia 07/02/2015 o dólar comercial estava cotado em R$ 2,77 e a taxa Celic, ou seja, a remuneração desses dólares aplicados em títulos públicos era de 12,25% ao ano. É preciso lembrar que no Japão, por exemplo, é de zero por cento ao ano a aplicação em títulos públicos.

Hoje, 07/02/2020 o dólar comercial foi cotado em R$ 4,32 e o juro anual pago pelos títulos públicos (Celic) está em 4,25%. Portanto a aplicação especulativa de dólares no Brasil já não rende como rendia quase três vezes mais há cinco anos e, por esta razão, os especuladores internacionais retiram os dólares daqui para aplicar onde for mais vantajoso e por isto compram dólares para levar seu capital investido em reais para o Exterior.

É por isto que o dólar sobe. Em 2015 rendiam três vezes mais que hoje.

É fácil entender o porquê da diferença da cotação do dólar em decorrência da especulação internacional.
Entenderam ou querem que eu explique?

Por Renato Levy