Governo Municipal apresenta Projeto de Controle Populacional de Caninos

0
780

Na noite de ontem (27), o Governo Municipal apresentou à comunidade o Programa de Controle Populacional de Caninos por Esterilização Cirúrgica. Com a presença de autoridades e da comunidade em geral, o ato foi realizado no Salão Nobre e o projeto foi apresentado pelo veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAPA), Leonardo Oliveira.

Promovido pela SMAPA, o Programa prevê a castração de pelo menos 100 fêmeas – dispersas em via pública – no prazo de 60 dias, em parceria com a Clínica Veterinária Arca de Noé. Já nesta sexta-feira (28), está prevista a castração das primeiras dez fêmeas. Em jejum de 24 horas, os animais passarão pelo processo de cirurgia de histerectomia. Após, permanecerão pelo período de 10 dias, albergados junto a voluntários, recebendo os cuidados do pós-operatório. Com a iniciativa, a expectativa do Governo é de uma redução considerável no número de cães dispersos nas ruas.

Durante a apresentação, o Prefeito Ico Charopen frisou que o projeto está aberto para sugestões da comunidade. O Governo já estuda uma segunda fase da ação, que poderá contar com o Castra Móvel (um ônibus que se deslocará pelo Município realizando as cirurgias) ou a implementação de uma sala cirúrgica específica para este fim.

Também estiveram presentes no ato de lançamento o vereador Antonio Zenoir – representando o Poder Legislativo, a Major Karla Incerti – representando o 2º RPMon, o Tenente Gomes – representando o Comandante da Brigada Militar, além de representações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ Subseção Livramento) e da Associação Santanense de Proteção dos Animais (ASPA).

Pessoas que tiverem interesse em dar abrigo aos animais no período pós-cirúrgico podem entrar em contato com o Departamento Técnico da Agricultura pelo telefone 3968-1123.

A informação fornecida pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento.