Sétima edição do Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia ocorre de 15 a 25 de outubro em formato online

0
795

Evento está programado para acontecer em duas etapas: em 2020 de maneira virtual, e presencial em agosto de 2021

Promovendo a integração Brasil-Uruguai através da cultura alimentar fronteiriça, o Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia chega a sua sétima edição em 2020. O evento ocorrerá em duas etapas: este ano, de maneira virtual, o Fronte(i)ra em Casa promove programação de 15 a 25 de outubro, com palestras, oficinas e apresentações musicais online, além da participação de restaurantes em Santana do Livramento e Rivera no formato delivery. Em agosto de 2021, o festival terá sua realização presencial, incluindo atividades como degustações, aulas de cozinha, oficinas culinárias e de artesanato, apresentações musicais e o espetáculo gastronômico e cultural A Ferro e Fogo Binacional.

Estão previstas 12 lives com degustações, aulas de cozinha, oficinas de práticas culinárias tradicionais, oficinas de artesanato e cutelaria, além de passeio turístico virtual e shows musicais, sempre provendo o intercâmbio entre os países.

Para o público de Livramento e Rivera será possível conferir ações de delivery de restaurantes participantes das duas cidades. A Rota Gastronômica da Fronteira conta com 7 restaurantes da região, que oferecem de 15 a 25 de outubro opções de pratos com ingredientes locais, com destaque para cordeiro, mel, azeite de oliva, linguiça e queijo. Os pratos vêm com sugestões de harmonização de rótulos de vinhos também produzidos na região.

Chefs convidados

Integram as aulas culinárias os chefs Rodrigo Caggiani (BR), Laura Rosano (UY), Marcos Livi (BR), Rafael Ficher (UY), Artur Dornelles (BR) e a pâtissière Maria Angelica de la Barrera (UY), numa perspectiva de promover e disseminar práticas gastronômicas valorizando produtos da região da fronteira.

Música

Três shows musicais serão transmitidos nos dias 16, 23 e 25 de outubro. Ricardo Martins (BR) Richard Santos (UY) e a Orquestra Departamental de Rivera, se apresentam às 20h30 nos dias 16 e 23 e às 21h no encerramento.

Turismo virtual

No domingo, 18 de outubro, o público que estiver com saudades de visitar os municípios de Livramento e Rivera poderá participar do Passeio Turístico Virtual “Turismo na Fronteira da Paz”, oferecido pela equipe de emprendedores e agências de turismo. Os turistas online visitarão pontos diversos da região e receberão diversas informações e dados históricos das cidades.

Para participar

A programação é gratuita. Para as oficinas culinárias é necessária inscrição prévia no site do evento. As demais atividades terão transmissão pelo Canal de YouTube e Facebook do festival.

Sobre o evento

O Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia busca contribuir para o fortalecimento da integração econômica, turística e cultural Brasil – Uruguai, através de ações que visem o desenvolvimento da Fronteira Rivera – Livramento, a preservação do Bioma Pampa e o crescimento e qualificação, cada vez maior, do turismo, da gastronomia fronteiriça, da ovinocultura, da produção de vinhos, azeites de oliva e demais produtos locais.

A sétima edição do Festival Binacional de Enogastronomia destaca a singularidade e diversidade da fronteira, uma região em que o turismo é uma realidade em pleno processo de fortalecimento, valorizando e qualificando a produção e a gastronomia da região. As atividades previstas têm como objetivo integrar e articular ações das diferentes instituições atuantes nas áreas de gastronomia, turismo e produção. A programação online amplia o alcance e acessibilidade de pessoas de outras localidades.

O Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Livramento – Acil, Associação Comercial e Industrial de Rivera – ACIR, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, SINDILOJAS, IFSul, Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, Intendência de Rivera. Co-realização UTEC, UTU, Udelar, Unipampa, UERGS, Sesc, Senac e Sebrae de Sant’Ana do Livramento e Conselho Municipal de Turismo de Sant’Ana do Livramento. Apoio Ministério do Desenvolvimento Regional – Brasil, FAIFSul e Rota do Cordeiro.

Para mais informações, acesse: https://www.festivaldeenogastronomia.com/

https://www.instagram.com/fronteiraenogastronomia/

https://m.facebook.com/FronteiraEnogastronomia