Rússia criou a 1ª vacina Covid-19 do mundo, será registrada na próxima semana

0
415
Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
O Gamelei Center de Moscou registrará a primeira vacina contra o coronavírus do mundo em 12 de agosto, revelou o vice-ministro da saúde da Rússia. Oleg Gridnev diz que os médicos e os idosos terão prioridade para a imunização.

O ministro sênior do departamento, Mikhail Murashko, anunciou na semana passada que um programa nacional de vacinação em massa está previsto para começar em outubro. Murashko acrescentou que todas as despesas serão cobertas pelo governo.

“O registro da vacina desenvolvida no Gamelei Center será realizado no dia 12 de agosto”, Gridnev disse a jornalistas na Ufa na manhã de sexta-feira, como citado por RIA Novosti. “Agora a última etapa, a terceira, está em andamento. Esta é a parte de teste e é extremamente importante. Temos que entender que a vacina em si deve ser segura.”

Os ensaios clínicos da fórmula começaram na Universidade Sechenov, em Moscou, em 18 de junho. Em um estudo envolvendo 38 voluntários, ele passou por protocolos de segurança. Observou-se que todos os que participaram desenvolveram imunidade à infecção.

A velocidade com que a Rússia conseguiu pesquisar e aprovar uma fórmula levantou algumas sobrancelhas no Ocidente, mas Vadim Tarasov, um dos principais cientistas de Sechenov, disse que o país tinha uma vantagem, pois passou os últimos 20 anos desenvolvendo habilidades neste campo e tentando entender como os vírus transmitem.

A pressa é bastante fácil de entender quando você considera o efeito que Covid-19 teve no maior país do mundo. Com mais de 870 mil casos, está entre os quatro países mais afetados pela epidemia, juntamente com os EUA, Brasil e Índia. As 14.725 mortes da Rússia são as 11 mais altas do mundo, embora quando medida per capita, a taxa de mortalidade ocupa a 47ª posição, abaixo da Alemanha, mas acima da Áustria.

A tecnologia por trás da vacina russa é baseada no adenovírus, o resfriado comum. Criadas artificialmente, as proteínas da vacina replicam as do Covid-19, desencadeando “uma resposta imune semelhante à causada pelo próprio coronavírus”, disse Tarasov. Em outras palavras, a imunização é semelhante a ter sobrevivido ao vírus, mas sem seus riscos fatais.

Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano da Rússia, que financiou a pesquisa, na semana passada comparou o processo de descoberta de vacinas à Corrida Espacial. “Os americanos ficaram surpresos quando ouviram o bipe de Sputnik, é o mesmo com esta vacina. A Rússia terá chegado primeiro lá”, disse ele à TV americana. Ele observou anteriormente que a experiência russa em trabalhar em remédios para o Ebola e mers deu aos seus cientistas uma vantagem em responder à pandemia atual.

Outros países também estão desenvolvendo suas próprias vacinas potenciais, mais notavelmente a Grã-Bretanha e os EUA. No mês passado, pesquisadores da Universidade de Oxford disseram que sua fórmula parece segura e parece desencadear uma resposta imune. É feito de um vírus geneticamente modificado responsável por dar aos chimpanzés o resfriado comum. O governo britânico já ordenou 100 milhões de doses.

Fonte: https://www.rt.com/russia/497360-russia-first-covid19-vaccine/