Covid-19 | Testagens aleatórias em mais bairros, rodízio de equipes e força tarefa no comércio são as medidas adotadas para enfrentar o vírus

0
452
Uma força tarefa no comércio local na manhã desta sexta-feira (12), é uma das primeiras ações que estão sendo realizadas no centro da cidade para combater o coronavírus. As equipes das secretarias de Trânsito, Saúde e Fiscalização do Comércio visitaram todo o comércio local a fim de orientar, fiscalizar e cobrar a aplicação das medidas necessárias contra o vírus na cidade.A medida foi acordada na noite de quinta-feira (11), em reunião na Prefeitura Municipal, após confirmação de novos casos de coronavírus na cidade. Além desta medida, a partir da próxima segunda-feira (15), outras mudanças serão aplicadas para frear o contágio da doença.

As medidas anunciadas pelo prefeito Solimar Ico Charopen e pelo secretário de saúde, Eder Fialho, são: rodízio das equipes da ESF Jovelino Santana; aplicação de 800 testes rápidos na comunidade, divididos neste primeiro momento, entre os bairros Armour e Divisa; barreiras sanitárias com as equipes da Vigilância e Trânsito no posto da PRF e também na BR 293, com medição de temperatura e pulverização de veículos; reforço farmacêutico nos postos; cancelamento das visitas domiciliares dos agentes, com atendimento apenas por telefone e jornada de trabalho de 6h por dia, sem fechar ao meio-dia. Além destas ações, estarão suspensas as consultas eletivas e os atendimentos odontológicos, sendo mantidos apenas os atendimentos de problemas respiratórios, curativos e as vacinas.

De acordo com o prefeito municipal, essas medidas são necessárias para que aumentemos a segurança da comunidade, intensificando as medidas agora para não aumentarem os casos futuramente.

Enfrentamento

Um dos primeiros comércios a ser visitado na manhã desta sexta-feira (12), foi a rede de supermercados Righi, onde os agentes conferiram a aplicação das medidas de segurança.

O prefeito Solimar Ico Charopen, acompanhado do secretário de Saúde Eder Fialho conversou com o empresário Antônio Righi explicando a ação que será desenvolvida neste dia, bem como todas as medidas que serão adotadas.

Após, o prefeito e o secretário visitaram os supermercados 300, Niederauer e a Feira Central, a fim de explicar sobre a ação que está sendo desenvolvida.

Os representantes das empresas destacaram que todas as medidas estão sendo seguidas conforme determinado, o que foi constatado in loco pelas equipes. Durante o dia, as equipes de fiscalização continuarão com esse trabalho, abordando mais comércios.

Com ASCOM