Guarda orienta mais de cinco mil pessoas sobre prevenção à covid-19

0
378

Guardas municipais orientaram 5.010 pessoas nos últimos 22 dias, num trabalho que integra os esforços da administração municipal voltados à prevenção da covid-19. Desde a última sexta-feira (17/4), o foco dos guardas tem sido a conscientização sobre o uso de máscaras caseiras durante a circulação por espaços abertos ao público ou de uso coletivo.

A ação é um apoio à resolução da Secretaria Municipal de Saúde publicada no último dia 16 que estabeleceu medidas complementares de distanciamento social, entre as quais o uso obrigatório de máscara pela população.

“Equipes que não estão atendendo ocorrências têm como prioridade esse trabalho, desenvolvido a partir de mensagem sonora que circula com as viaturas e, também em conversa com o cidadão em parques, praças e nas proximidades de agências bancárias e lotéricas”, informa o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

A tarefa se estende, ainda, para arredores de comércios e locais onde há filas ou pessoas reunidas, além de equipamentos públicos e no atendimento da rede de saúde e, também, nos equipamentos da Fundação de Ação Social (FAS).

Do início do mês, foram 1.035 operações (circulação de viaturas com o aviso sonoro) e 229 orientações diretas com a população, que também são feitas pelas equipes com motos e as que integram a ciclopatrulha, nos parques.

Terceira etapa

As orientações da Guarda Municipal têm seguido as determinações dos órgãos de saúde e começou no fim de março, alertando sobre a necessidade do isolamento social. Nas semanas seguintes, foi incluída a mensagem sobre a distância mínima de 1,5m em filas e, desde a semana passada, sobre o uso de máscaras ao sair de casa.

Com Agência de Notícias da Pref. Munic. de Curitiba