Em função da estiagem, Município irá decretar Situação de Emergência

0
337

A prefeita Mari Machado, juntamente com o secretário de Planejamento e também coordenador da Defesa Civil, Miguel Pereira, reuniu na tarde desta quarta-feira com representantes do setor produtivo de Santana do Livramento com a finalidade de definir a decretação de SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA no município em razão da seca. Participaram do encontro o secretário de Agricultura, Pedro Nunes; diretor do DAE, Luiz Humberto Morel Paulo e o vereador Itacir Soares.

O motivo é a estiagem que começa a dar sinais de prejuízo nas lavouras e outros segmentos do setor primário do município, como a produção de leite que já apresenta quebra de 30%.

Depois de ouvir as necessidades de cada setor e demandas dos órgãos envolvidos na reunião, como Associação e Sindicato Rural; Emater/Ascar; Cooperforte ; Seplama; Secretaria Agricultura e Pecuária; Irga; MST; Conder; Escola Rural Paulo Freire; Cotribá Regional Oeste e Defesa Civil; a prefeita optou por assinar na próxima sexta-feira o decreto, às 8h.

Na oportunidade, foi ressaltado pelo grande grupo a necessidade de criação de uma política permanente para manter o abastecimento de água no setor Rural, além de outras ações emergenciais. “Sou parceira para ouvir os conselhos e definir um planejamento para a segurança do abastecimento de água no município. Não podemos mais aceitar como sociedade que os governos pensem apenas em seus 4 anos de mandato e que em cada gestão não ocorra a continuidade das metas traçadas anteriormente”, enfatizou Mari.

Com ASCOM