Coronavírus: Município discute medidas

0
529

No último sábado (29), a prefeita Mari Machado junto com o Secretário de saúde Sérgio Aragon e a coordenadora da vigilância epidemiológica, Gabriela Formoso, recebeu os membros da Santa Casa de Misericórdia, Prontomed, Exército brasileiro, Unimed, assim como a coordenação da rede básica e os médicos diretores técnicos das unidades para uma reunião onde foi tratado o assunto, CORONAVIRUS.

Santana do Livramento ainda não tem casos suspeitos ou comprovados da doença, mas há sim preocupação, pois o vírus já se espalhou por 46 países e existe risco de uma epidemia mundial do vírus. Durante a reunião ficou acertado que cada unidade será responsável pela sua triagem, e que somente casos suspeitos serão encaminhados ao hospital, onde aí sim terá sua internação se diagnosticado com o vírus. Essa internação dependendo da evolução do caso do paciente, pode ser domiciliar ou hospitalar.

Durante o encontro foram tratadas estratégias de combate e prevenção, materiais de coleta e EPIs para que o profissional que for prestar o serviço.
No Rio Grande do Sul já há 27 casos suspeitos.

Em São Paulo 47, sendo que um confirmado até o momento. Na próxima semana será marcada uma reunião com a Intendente Alma Galup para discutir um plano de prevenção em conjunto entre as duas cidades. Foi acertada a criação de um gabinete de crise, que vai ficar responsável pela orientação dos pacientes e também tirar dúvidas da população. Na próxima semana vai ser concedida uma entrevista coletiva para imprensa informando os locais de atendimento e horários em que as pessoas que estiverem com suspeita de infecção, possam ser atendidas. Também será feito um trabalho preventivo nas escolas do município.

Com ASCOM