Segunda fase do Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras vai vacinar contra sarampo e febre amarela países cidades brasileiras e vizinhas ao Brasil
A vacinação é a única forma de prevenir e interromper a cadeia de transmissão de doenças, principalmente de um território para outro. Por isso, o Ministério da Saúde está realizando, no período de 18 a 30 de novembro, a segunda fase do Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. A ação, que conta com a vacinação para sarampo e febre amarela, está sendo realizada em oito municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. No total, 16 municípios terão suas ações de vacinação intensificadas.
A campanha é realizada conforme Calendário de Vacinação de cada país. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada já que não faz parte do calendário de vacinação de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha. Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida a 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo a partir dos seis meses a 49 anos.
As cidades contempladas pela ação são: Santana do Livramento (RS), fronteira com Rivera (Uruguai); Uruguaiana (RS), fronteira com Paso de Los Libres (Argentina); Corumbá (MS), fronteira com Puerto Quijarro e Puerto Soares (Bolívia); Epitaciolândia e Brasiléia (AC), fronteira com Cobija (Bolívia); Tabatinga (AM), fronteira com Letícia (Colômbia); e Guajará Mirim (RO), fronteira com Guayarámenin (Bolívia).
A primeira etapa do Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras foi realizada no período de 16 a 27 de setembro em Ponta Porã (MS), fronteira com Pedro Caballero (Paraguai); Foz do Iguaçú (PR), fronteira com Ciudad del Este (Paraguai) e com Puerto Iguazú (Argentina); Barracão (PR), fronteira com Bernardo de Irigoyen (Argentina); Dionísio Cerqueira (SC), também faz fronteira com Bernardo de Irigoyen (Argentina); e Barra do Quaraí (RS), fronteira com Bella Unión (Uruguai). Durante a ação, foram aplicadas 2,5 mil doses de vacina de febre amarela e 7,8 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).