Antecedentes ao 12 de outubro

0
501

Simon Wiesenthal (1908-2005) em seu livro sob o título “A Vela da Esperança”, 1972, relaciona o édito de expulsão dos judeus do território espanhol em 31de março de 1492 com a expedição capitaneada por Cristóvão Colombo e que descobriu um novo continente ao Poente em 12 de outubro daquele ano.

O autor argumenta que parte da expedição teria sido financiada pelos judeus espanhóis que estavam interessados em descobrir um reino que a tradição oral dos viandantes dizia existir nas proximidades do Mar Índico e no qual viveriam felizes algumas comunidades judaicas.

Lembre-se que os portugueses já haviam se aventurado pelos mares desde 1415, quando conquistaram Ceuta ao Norte da África e conheciam a sua costa Oeste até o Cabo da Boa Esperança quando foi localizado em 1488.

Sei que os apreciadores de História gostariam de saber de alguns detalhes que antecederam a partida das três naus colombianas, razão pela qual transcrevo alguns trechos do citado livro.
“As três caravelas que Cristóvão Colombo deve conduzir às Índias estão ancoradas no porto de Palos. Estamos na noite de dois de agosto de 1492. De pé, no cais, Colombo vê embarcar os últimos marinheiros e outros elementos da tripulação. Dera ordem para que toda a gente estivesse a bordo às 23 horas certas. A história nos diz que as três caravelas só zarparam no dia seguinte, três de agosto.

“Por que razão exigiu Colombo que a sua tripulação estivesse a bordo antes da meia noite? A sua ordem vai contra os hábitos da gente do mar: antes de uma longa viagem ficam geralmente até ao último minuto com as suas famílias e só embarcam quase à hora da partida.

“Qual a razão, desta vez acontece de maneira diferente? A data nos diz qualquer coisa? A de dois de agosto de 1492 é efetivamente memorável: de acordo com o decreto dos reis espanhóis Fernando e Isabel, nenhum judeu tem o direito de permanecer em solo espanhol depois de passada a meia noite desse dia. O decreto diz respeito aos membros da expedição? Existem judeus nos navios de Colombo? Existe alguma ligação entre a sua viagem e a expulsão dos judeus? E finalmente: há uma relação entre a sua viagem e a perseguição dos judeus? (…)

“Nesta noite dá-se uma reviravolta na história. Um capítulo termina e outro começa que não influenciará apenas a história da Espanha, mas a de todo o mundo. Que Colombo tenha tido toda a sua tripulação a bordo, às 23 horas, portanto uma hora antes da entrada em vigor do édito da expulsão, faz parte de numerosos enigmas que Colombo e a preparação de sua viagem nos colocam.
“Colombo sabia que, exatamente uma hora depois, a polícia espanhola e os arautos da Inquisição se poriam em campo para verificar se alguns judeus ainda permaneciam na Espanha. (…)

“A ligação Colombo-judeus não é fortuita, mas desejada por ambas as partes. Impressionou mais de um investigador e torna-se objeto de vários estudos nos quais se esforçam por lhe conhecer as razões”.

Este pode ser um antecedente histórico do descobrimento da América, que no dia 12 de outubro comemoramos.