Receita Federal realiza apreensão milionária de mercadorias contrabandeadas do Uruguai

0
659
No final desta quarta-feira, 07, a equipe da Receita Federal identificou uma carreta procedente da fronteira Brasil/Uruguai, em viagem para a região da grande Porto Alegre, com indícios de ilícitos aduaneiros. Ao abordar o veículo na rodovia federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista e o passageiro  afirmaram transportar casca de arroz desde a fronteira sul do estado.
        Aberto o caminhão, abaixo de alguns sacos de arroz, foram encontradas ocultas mercadorias estrangeiras descaminhadas com destinação comercial, sem regular importação no Brasil, sem pagamento dos tributos devidos. Os motoristas abordados não responderam as exigências das autoridades aduaneiras.
        As equipes de fiscalização da Receita Federal, ao verificarem a carga, constataram que as mesmas eram, em sua maioria, canetas esferográficas e bebidas alcoólicas de alto valor agregado. A fiscalização estimou, preliminarmente, em R$ 1.000.000,00 as mercadorias retidas, juntamente com os dois veículos, avaliados em R$ 200.000,00.
        O motorista e um passageiro, que era o proprietário dos veículos, foram conduzidos para a autoridade judiciária para lavratura do flagrante pelo crime de descaminho. Concluída a ação fiscal os infratores serão representados para o Ministério Público Federal pelos crimes verificados.
* Texto corrigido em 08/08/2019 as 14:18
Com Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª Região Fiscal