Instituto Hugolino Andrade

0
1761
Anuncie aqui (Article top) Acesse a loja virtual do Magazine Curitibalegal, e compre por menos.

Todos sabem, que as pessoas que nos amam e um dia partiram, sussurram pela luz das estrelas o amor emanando essências de suas obras que desfrutamos no dia-dia. Se a medicina já é uma poesia viva da vida, imaginem um poeta médico como o Dr. Hugolino, vendo pessoas por dentro vivas por gerações em almas sofridas, que acometidas das mais diversas enfermidades, a ele chegando, muitos fumantes perdidos, como um certo cidadão, pálido, dispneico, tossindo muito e a queixar-se de que estava sendo forçado a deixar um fiel companheiro de sua existência: o cigarro. Surpreendentemente o Doutor ouvia o angustiante paciente e ainda lutava para convencê-lo a fazer uma radiografia de tórax, no que geralmente entristecia o mestre um diagnóstico nem sempre animador que teria a dar.

Passados 80 anos, o Instituto Hugolino Andrade, nesta mesma filosofia cimentou prestigio e honestidade cientifica que honra aos santanense e uma pessoa em especial, o Dr. Rubens Tadeu Rosa Barros, que ama a radiologia tanto quanto o mestre fundador. O Instituto sempre foi uma referência em diagnóstico por imagem na Fronteira Oeste. Uma instituição que persegue permanentemente o alivio dos seus pacientes através da verdadeira medicina preventiva com check-ups precisos para um tratamento favorável com seu médico. Sim, medicina não é só doença é saúde também. E que alivio que dá quando a gente descobre uma doença grave que está só no começo! O tratamento certamente será um alivio. Enfim, em se tratando de saúde, nada deve ser temido, somente compreendido.

A bondade da obra do Dr. Hugolino contagiou o Dr. Rubens Barros como um canto aveludado da história da medicina santanense. Estes maravilhosos santanenses que tanto lutam por uma saúde melhor para todos, agora com um Instituto de Radiologia transformado em um moderno Centro Clínico de referência regional é uma obra divina amadurecida. O projeto nunca foi uma dificuldade financeira ou ideológica, só o múnus do bem servir e ajudar como norte da vida dos santanenses.

Muitos médicos como o Dr. Oliveira, precursor na tuberculose; Dr. Getúlio Neves na antiga SANDU e Dr. Ivoney no Centro de Saúde (hoje UBS), estes foram os arquitetos da saúde pública santanense. O Dr. Hugolino Andrade foi pioneiro em ciência com diagnóstico por imagem, o Dr. Raul Schuchman como diretor clínico da Santa Casa e o Dr. Sidnei D´Avila idealizador da Casa de Saúde (CHS), nos deixaram muita saudade ao implantarem um sistema de saúde na nossa cidade. Felizmente temos hoje dois gigantes na saúde santanense que tenho muita admiração: O Dr. Freitas e o Dr. Rubens Barros. Eles são um bálsamo do sofrimento que tanto nos aflige quando em perigo de vida.