A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas para a independência do Brasil. Convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.

Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência.

Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato histórico ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Tradicionalmente, então, os festejos cívicos estudantis e militares, acontecem anualmente. Registramos parcialmente momentos do acontecimento em Sant’Ana do Livramento.

O desfile mostrou o empenho e dedicação de militares, professores e estudantes. Os escoteiros também se fizeram presentes. Autoridades e as pessoas aplaudiam a cada representação.

Destacamos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abreu Fialho, que além dos alunos e professores, promoveu um verdadeiro espetáculo musical, através da sua banda, com execuções harmônicas e melodiosas. Transmitimos as nossas felicitações!

Deixe uma resposta

Ações