Projeto Prevenção ao Uso de Drogas – Em 2013, na Escola Municipal Dr. Abreu Fialho




 

“EDUCAR é um fenômeno complexo que se relaciona com todo o processo de formação do SUJEITO. E, SAÚDE é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, não, meramente a ausência de Doença”.

 

– – – * – – –

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, e a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério de Educação (MEC), promoveu a quinta edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas.

A oferta desse curso é parte integrante do Programa “Crack, é possível vencer”, que prevê, entre outras ações, ampla capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça e segurança pública, além de conselheiros, lideranças comunitárias e religiosas. Nesse sentido, os educadores capacitados desenvolverão estratégias e projetos de prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas no ambiente escolar, articulado com outras políticas públicas, contando com o valioso apoio de uma rede social fortalecida.

Assim, o objetivo é preparar esses profissionais para a realização de ações preventivas na escola e abordagem adequada das situações do uso do crack, álcool e outras drogas, além de outros comportamentos de risco.

Os módulos desse curso são:

— O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas;

— Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção;

— A Prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais;

— Ações preventivas do uso de drogas na escola;

— Leituras que ajudam.

Inúmeras publicações são distribuídas gratuitamente e enviadas pelos Correios.  Podem ser solicitadas no site do SENAD – (www.senad.gov.br) ou pelo telefone de serviço VIVA VOZ.  Estão também disponíveis no Portal OBID (www.obid.senad.gov.br) para download.

Número do telefone do VivaVoz: 132  (Atendimento 24 horas, todos os dias da semana)


– – – * – – -

Professora Elisa do Nascimento, Supervisora da Escola

A Escola Municipal Dr. Abreu Fialho, situada no bairro Prado, Vila Santa Rosa, estará desenvolvendo, durante o ano de 2013, o projeto ”Educação para Saúde e Prevenção do uso de drogas presentes na minha escola”, considerando os fatores de risco em que está inserida, junto a sua clientela de alunos do 5.º ano às 8.ª séries.


Professora Elisa do Nascimento, Supervisora da Escola Abreu Fialho, em entrevista concedida a Ricardo Conde, da Rádio Fronteira On-line

O presente projeto é uma decorrência do envolvimento de professores da Escola Municipal Dr. Abreu Fialho no Curso explanado no início da matéria.

O grupo de professores responsáveis pelo projeto realizou, no dia 06 de abril de 2013, um painel de redes de apoio, estabelecendo parcerias, na tentativa de diminuir o cenário epidemiológico do consumo de drogas no país e, em particular, em Santana do Livramento.

À ESCOLA cabe, junto à FAMÍLIA, o papel de informar, prevenir, orientar e apontar caminhos já existentes nas políticas públicas legais que promovem a proteção integral desses jovens.

Estiveram presentes ao Painel das Redes de Apoio as seguintes instituições:

Brigada Militar, através do PROERD;

Centro de Atenção Pscicossocial para álcool e drogas – CAPSAD – uma entidade municipal;

Projeto Tchê, organização que há mais de dez anos atua na área de prevenção às drogas, na cidade;

Amor-Exigente (Federação de Amor-Exigente).


Representante da Federação de Amor-Exigente, em Santana do Livramento


Clique aqui para assistir ao SlideShow, com todas as fotos em tela cheia


Matéria e Fotos pelo jornalista Ricardo Conde do Portal Fronteira da Paz e da Rádio Fronteira On-line.

Ouça a entrevista com a Professora Elisa do Nascimento na sua Rádio Fronteira On-line.

Deixe uma resposta